Semana passada falamos sobre como evitar a crise na sua empresa (http://lucchesi.adv.br/2019/01/21/previna-a-crise-em-sua-empresa/). Mencionamos alguns dos principais erros que as empresas cometem, fazendo com que possam vir a ser alvo de alguma investigação criminal.

Hoje vamos começar a falar sobre as estratégias para prevenir a crise.

A primeira estratégia é ter domínio sobre o seu negócio. O autoconhecimento é uma peça chave para evitar a crise. É preciso saber a que tipos de risco a empresa está exposta. Em modelos de negócios diferentes os riscos serão necessariamente diferentes. Os clientes são outros e a maneira de fazer negócio muda de ramo para ramo e de empresa para empresa. É preciso saber onde na empresa está o risco de que possa acontecer algum erro que possa colocar todo o negócio em risco. A empresa lida com bens ou com dinheiro de terceiros? É preciso tomar um tipo de cuidado. A empresa tem relações com o Poder Público? Os riscos são outros.

Na maior parte das vezes, quando uma empresa honesta sofre a intervenção da Polícia, é porque a autoridade não consegue entender qual é o modelo de negócio, e acredita estar havendo alguma espécie de fraude. Pense no seu negócio: você consegue explicar com clareza o que é exatamente que a sua empresa faz? Se você for acusado de cometer algum crime, consegue explicar exatamente porque você trabalha do jeito que trabalha, e porque a sua atividade é uma atividade lícita?

Nos Estados Unidos, há duas métricas fundamentais utilizadas para demonstrar se o empresário tem domínio sobre a empresa: Know Your BusinessKnow Your Client. Isto é, conheça o seu negócio e conheça o seu cliente. Em cada setor, lidando com cada tipo de cliente, os riscos variam, e a estratégia para prevenção da crise muda também. Além disso, caso se inicie algum tipo de crise, a maneira de controlar ela varia de setor para setor.

Quando somos chamados para atender alguma empresa em crise, a primeira coisa que buscamos entender é o que exatamente a nossa cliente faz, e que tipos de clientes ela atende. Temos que conhecer o dia-a-dia da empresa e todos os seus procedimentos melhor que ninguém!

É apenas tendo domínio sobre o negócio, domínio sobre a atividade que se pode fazer negócios com tranquilidade.

Guilherme Brenner Lucchesi
guilherme@lucchesi.adv.br